<< Previous Next >>

Hymenoptera


Hymenoptera
Photo Information
Copyright: Melina Viero de Moraes (melinaXIII) Gold Star Critiquer/Silver Note Writer [C: 57 W: 0 N: 32] (294)
Genre: Animals
Medium: Color
Date Taken: 2006-12-27
Categories: Insects
Camera: Canon Powershot A520
Exposure: f/7.1, 1/640 seconds
Photo Version: Original Version
Date Submitted: 2007-01-06 2:44
Viewed: 5665
Points: 8
[Note Guidelines] Photographer's Note [Portuguese]
A ordem Hymenoptera é um dos maiores grupos dentre os insetos, compreendendo as vespas, abelhas e formigas. O nome é derivado do grego (hymen = membrana; ptera = asas), com as espécies deste grupo apresentando dois pares de asas membranosas, sendo que as asas anteriores são maiores do que as posteriores.

As fêmeas possuem um ovipositor típico que permite a perfuração do hospedeiro ou acessar locais inacessíveis, estando muitas vezes modificado em um ferrão. O desenvolvimento é do tipo holometabólica (metamorfose completa), que apresenta os estágios de ovo, larva, pupa e adulto.

Entre os himenópteros, a determinação do sexo é feita pelo número de cromossomos que um indivíduo recebe. Os ovúlos fertilizados possuem um par de cromossomos, cujos individuos irão desenvolver-se em fêmeas diplóides; e os ovos não fertilizados recebem apenas um cromossomo, cujos indivíduos irão desenvolver-se em machos haplóides. Este fenômeno é chamado de partenogênese. Entretanto, o mecanismo de determinação do sexo por meio da partenogênese é muito mais complexo, não envolvendo apenas o número de cromossomos. Em muitos himenópteros, o sexo é determinado por um único loco gênico com muitos alelos. Nestas espécies, os machos são haplóides e as fêmeas são diplóides heterozigotas no loco sexual, mas ocasionalmente um macho será diplóide homozigoto no loco sexual. Isso provavelmente ocorrerá com indivíduos cujos pais são irmãos ou que sejam parentes próximos. Os machos diplóides são conhecidos em muitas espécies de formigas, abelhas e vespas.

A conseqüência da partenogênese é que as fêmeas possuem mais genes em comum com as suas irmãs do que com as suas próprias filhas. Por causa disso, a cooperação entre as irmãs é usualmente mais vantajosa, variando em níveis de socialidade, sendo que este evolui diversas entre os diferentes grupos de insetos. A forma mais extrema é a eusocialidade.


Only registered TrekNature members may rate photo notes.
Add Critique [Critiquing Guidelines] 
Only registered TrekNature members may write critiques.
Discussions
None
You must be logged in to start a discussion.

Critiques [Translate]

  • Great 
  • yllen Gold Star Critiquer/Silver Note Writer [C: 230 W: 0 N: 16] (641)
  • [2007-01-06 10:04]

Hola Melina:
Linda captura, aunque el foco no sea el adecuado. Muy buena e interesante tu nota. Valiò la pena el intento.
Saludos.
Nelly

Hello Melina

Tres belle prise de vue que ce jolie insecte.C'est une belle composition les couleurs et les détails sont beaux quoique que la fleur est un peu surexposée.
Merci et bravo...JP

Hola amiga.
Bonitos detalles de esta abeja en pleno trabajo. Ánimo y a seguir inundándonos de Himenópteros.
Un cordial saludo, JL.

sempre melhorando.

Belle photo de cet insecte,bons détails,bonne lumière. Amicalement Thomas

Calibration Check
















0123456789ABCDEF